Educação a Distância - Ence/IBGE

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Objetivos das disciplinas

O que o aluno será capaz de fazer ao final da disciplina.

1. Educação a Distância On-line

Esta disciplina tem como objetivo principal favorecer o desenvolvimento de uma cultura na Instituição que propicie o reconhecimento e a exploração do potencial dos cursos a distância. Para cumprir esse objetivo, os conceitos básicos da educação a distância são apresentados, de forma simples e direta, visando torná-los familiares aos participantes do curso.

Principais assuntos abordados: A história da Educação a Distância no Brasil e no mundo. Novos paradigmas da Educação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Novos papéis do professor e do aluno. Avaliação on-line. Limitações e Potencialidades da Educação a Distância.

2. +tica, Responsabilidade Social e Tomada de Decisão

Ao final deste curso o aluno deverá ser capaz de fixar o conceito da ética; desenvolver o senso crítico sobre a conseqüência de suas atitudes; identificar o custo da falta de ética para os indivíduos, para o IBGE e para o País; confrontar-se com dilemas para a prática de tomada de decisão ética e refletir sobre o futuro profissional e suas obrigações com a ética.

Principais assuntos abordados: +tica nos negócios e nas Organizações. Critérios éticos para o processo decisório. Responsabilidade social: conceito e aspectos normativos. Os valores éticos como pilares de toda sociedade. Reflexões sobre o papel da ética em nossa sociedade, no mundo empresarial ou nas esferas pública e familiar.

3. Fundamentos de Gestão

Ao final dessa disciplina o aluno deverá: Compreender as organizações, suas variáveis básicas, principais funções e equacionamento dos desafios inerentes à ação gerencial nas organizações contemporâneas; Explorar o caráter atual das organizações e da teoria da organização; Entender que a teoria da organização pode ser prática na medida que ela auxilia as pessoas a diagnosticar e responder às necessidades e aos problemas das organizações; Aperfeiçoar habilidades interpessoais para gerenciar pessoas; Iniciar a compreensão e a reflexão sobre a natureza da delegação e melhorar a capacidade analítica sobre o comportamento de indivíduos, grupos ou organizações em situação de delegação.

Principais assuntos abordados: As funções da administração. Habilidades necessárias para um administrador eficaz – técnicas interpessoais e de comunicação, conceituais e de decisão.A influência das ciências do comportamento na administração, satisfação e motivação dos empregados. Liderança e desenvolvimento de equipes de trabalho. O conceito de poder e autoridade. Vantagens da delegação da autoridade no processo decisório. Benefícios para quem recebe delegação e para quem delega. Barreiras psicológicas e pessoais ao delegar e ao receber delegação. A comunicação na empresa e no grupo. A eficácia da comunicação e da negociação no desempenho de seu papel como profissional.

4. Introdução à Demografia

O objetivo dessa disciplina é esclarecer os conceitos demográficos para iniciantes no estudo de Demografia, formadores de opinião, formuladores de políticas, professores, estudantes ou quaisquer outras pessoas que necessitem compreender, citar e comunicar fatos relacionados à população.

Principais assuntos abordados: Conceitos básicos de demografia. Fontes de dados: Censos populacionais; Registros vitais; Outros registros administrativos e Pesquisas domiciliares amostrais. Estrutura Etária e Dinâmica Populacional. Algumas medidas em Demografia: mortalidade, natalidade e fecundidade, migração e outras.

5. Introdução ao Geoprocessamento

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de: Conceituar dado geográfico, banco de dados geográficos, Sistemas de Informações Geográficas (SIG); Explicar o potencial do geoprocessamento para gestão; Diferenciar os tipos de Sistemas de Informações Geográficas; Pesquisar dados geográficos em diversas fontes de dados institucionais; Aplicar os conceitos cartográficos e geográficos na aquisição da base de dados em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG); Criar bases de dados espaciais em ambiente SIG; e Apresentar os fenômenos sociais, econômicos e ambientais, suas inter-relações e transformações ao longo do tempo, em ambiente SIG.

Principais assuntos abordados: Geoprocessamento. Geotecnologias para aquisição de dados. Cartografia Básica e Temática. Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Estruturas de dados espaciais. Fontes de dados. Aquisição de dados. Construção de Banco de Dados Geográficos. Análises espaciais

6. Inovação Tecnológica para o Censo 2010

Ao final dessa disciplina o aluno deverá identificar os conceitos de informática e de sua utilização na operação censitária de 2010 e assim, compreender a arquitetura operacional destinada à apuração da pesquisa.

Principais assuntos abordados: Serão abordados temas relacionados ao funcionamento de novas tecnologias, utilizando recursos heterogêneos conectados ao ambiente central de processamento, no Rio. Também serão abordadas as instruções para a montagem da infra-estrutura dos postos de coleta e no tratamento das informações recebidas, destacando o entendimento da estrutura censitária sob o ponto de vista da informática e de suas aplicações. Além da preocupação com os aspectos metodológicos, essa disciplina pretende capacitar o aluno a exercer suas funções no contexto do processo de apuração do Censo.

7. A comunicação no Censo 2010

Ao final dessa disciplina o aluno deverá compreender a importância da comunicação para os trabalhos do IBGE e para a sua divulgação, visando, especificamente, o bom andamento do Censo 2010.

Principais assuntos abordados: Importância da comunicação: Imagem institucional; Papel das ações promocionais como facilitadoras do trabalho de coleta; Papel da campanha publicitária para auxiliar o trabalho de coleta; Projeto para as escolas. Disseminação das informações: importância dos resultados do Censo para a sociedade e suas formas de divulgação (imprensa, publicações do IBGE, o portal do IBGE e as ferramentas digitais).

8. Técnicas de didática e pedagogia para ensino presencial

Ao final dessa disciplina o aluno deverá aprimorar a sua atuação como instrutor, corrigindo e otimizando sua prática didático-pedagógica. Além disso, deverá aplicar técnicas de ensino e recursos instrucionais, de forma adequada, visando melhores resultados do treinamento.

Principais assuntos abordados: A importância do Treinamento para o Censo 2010. Algumas definições de treinamento. Conceitos de Aprendizagem. O Papel do Instrutor como facilitador de aprendizagem. Andragogia: fundamentos teóricos e práticos. Relação instrutor-aluno. A aula como processo. Técnicas e estratégias de Ensino a serem utilizados no Censo 2010 e sua aplicação. Recursos Didáticos a serem utilizados no Censo 2010 e seu manuseio. Avaliação.

9. Tutoria para educação a distância

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de conduzir turmas de cursos a distância através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Alguns assuntos abordados: fatores que interferem no processo de aprendizagem, papel do professor no processo de ensino e aprendizagem, principais etapas de um planejamento de ensino, relação entre objetivos definidos e desenvolvimento das habilidades dos alunos, o papel da avaliação, novos paradigmas da educação e princípios da educação a distância.

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